As tarefeiras que trabalham nas escolas do concelho de Monção queixaram-se hoje de que já não recebem os respectivos vencimentos há três meses, uma situação que classificam de 'insuportável'.
Contactado pela Lusa, o vereador da Educação na Câmara de Monção, Augusto Domingues, confirmou o atraso, que justificou com a 'complexidade do sistema', mas garantiu que até ao Natal tudo estará liquidado.
'Ainda não nos pagaram os meses de Setembro, Outubro e Novembro. Ou seja, desde que o ano lectivo começou ainda não levámos um cêntimo para casa', disse à Lusa uma das tarefeiras, que pediu o anonimato.
'Já recebemos tão pouco, mas se nem esse vem ao fim do mês, a situação torna-se insuportável', acrescentou.
Estas funcionárias fazem três a quatro horas por dia nas escolas, estando-lhes destinadas tarefas, sobretudo, de vigilância, quer no próprio estabelecimento de ensino quer nas viaturas de transporte escolar.
Eram contrata das pelo Ministério da Educação, mas em Dezembro de 2008 passaram a ficar sob a tutela da Câmara.
'Antes das eleições, prometeram-nos que íamos ser iguais às outras auxiliares de educação, mas o que se vê é que estamos há três meses a trabalhar, sem contrato assinado e sem salário', criticou a mesma tarefeira.
O vereador da Educação disse à Lusa que este atraso 'é normal' no início de cada ano lectivo, face ao elevado número de processos envolvidos, mas garantiu que até ao Natal todos os vencimentos serão pagos.
'O sistema é muito complexo, temos de protocolar os contratos com várias juntas de freguesia, instituições de solidariedade social e instituições, mas a muito breve prazo tudo estará resolvido. Na próxima quinta-feira, já levaremos a reunião do Executivo uma série de contratos', acrescentou.
Disse ainda que as tarefeiras que têm como missão a vigilância, que até aqui recebiam 2,80 euros por hora, passarão a receber 3,21 euros.
A CAMARA ESTÁ FÁLIDA COMO VAI PAGAR OS SALÁRIOS AO PESSOAL?
ResponderEliminarAH!? JÁ SEI!!! PARECE QUE VEM AÍ MAIS UM EMPRÉSTIMO E O PROBLEMA RESOLVE-SE ASSIM, CHUTANDO A "BOLA" PARA CANTO, ESSA É A GRANDE GESTÃO DOS ILUMINADOS DESTA CAMARA. GASTAR E MALBARATAR OS DINHEIROS PÚBLICOS COM GRANDES E FAUSTOSAA FESTAS PARA TRAZER A RAPAZIADA CONTENTE, E SEMPRE QUE A SITUAÇÃO APERTA NADA MELHOR QUE UM SIMPLES EMPRÉSTIMO NÃO RESOLVA A SITUAÇÃO.
SÓ TENHO PENA DAQUELES QUE VIEREM A SEGUIR, VÃO TER MUITOS E GRAVISSIMO PROBLEMAS PARA RESOLVER E O MAIS DIFICIL VAI SER COM OS MUITOS FUNCIONÁRIOS- E OS QUE ESTÃO A RECIBO VERDE ENTÃO NEM SEI QUE DIZER, PORQUE AS CONDIÇÕES EM QUE IRÃO ENCONTRAR A CAMARA NÃO DEIXARÃO MUITA MARGEM DE MANOBRA PARA SOLUÇÕES TÃO DRAMATICAS QUE SERÃO NECESSÁRIAS E IMPRESCINDIVIES TOMAR.
Também os professores das AEC's
ResponderEliminar