sábado, 6 de novembro de 2010

Uma ferramenta de trabalho.

Na ultima sessão de câmara do mês de Outubro foram entregues aos Srs. vereadores em exercício de funções mas sem competências delegadas ou pelouros atribuídos três computadores portáteis e respectivos dispositivos de acesso à banda larga (pen).
A Sra. vereadora Cristina Dias, entregou o computador e pen que lhe foram atribuídos aos serviços técnicos do município, por entender não lhe ser necessário.
Com esta medida estão criadas condições para que as convocatórias das reuniões de câmara sejam feitas por correio electrónico (situação prevista no regimento da câmara, mas não permitida pelo Regime legal que regula o funcionamento do órgão)
O vereador do PSD não se opôs às convocatórias por correio electrónico, desde logo porque poupam recursos ao município designadamente em papel e correios, ficando o preço dos computadores absorvido em pouco tempo (tendo ainda em conta que a duração do computador será superior à do mandato podendo passar para futuros autarcas).
Por outro lado, todos os vereadores do órgão câmara passam a ter o mesmo tratamento.
Por último, o vereador do PSD compromete-se a divulgar pública e mensalmente, logo que os serviços técnicos do município lho facultem, o consume de tráfego relativo ao seu acesso internet e as paginas visitadas.
Pretende-se assim dar transparência à utilização de equipamentos de entidades públicas, pagos com dinheiros públicos.
Recordando que os três membros do executivo municipal em permanência recusaram, há cerca de um ano, divulgar a lista de chamadas por si efectuadas com telemóveis do município e cujas contas são pagas com dinheiros públicos municipais.

3 comentários:

  1. Caro Vereador,
    Se na verdade a intençao é defender uma melhor transparencia do uso dos bens e dos dinheiros publicos, parece uma ideia interssante e positiva. Espero, sinceramente que de futuro tal situaçao se possa confirmar e que aqui para além das informaçoes que venham a ser dadas se posssam verificar tambèm os resultados desta medida.
    Agurdarei por novos e futuros desenvolvimentos.
    raimundo.

    ResponderEliminar
  2. Carissimo Raimundo Anonimo.
    Publiquei, com todo o gosto o seu comentário por dois motivos.
    1º Porque, coo deve imaginar o meu compromisso é, como todos os copromissos que assumo, para cumprir. Sempre me me seja disponibilizado pelos serviços tecnicos do municipio trafego de internet, por mim gasto, será esse resultado publicado.
    Auguro que este gesto seja seguido por todos os autarcas de Monção de dispõem de equipamentos informaticos com ligação internet ou telemoveis pagos por dinheiros publicos.
    Quanto aos resultados da medida deverá pedi-los ao presidente da camara pois a inciativa foi da sua exclusiva responsabilidade. Se bem que não considero a entrega do computador um desperdicio ja me parece que o acesso à internet ilimitado, se não utilizado exclusivamente em serviço publico, é um desperdicio ou mesmo peculato de uso.

    ResponderEliminar
  3. Permito-me adiantar duas questões e solicitar o
    respectivo contraditório.
    1º - Como é que um Regimento (da C.M.M.) tem normas que infrigem Norma Legal de instância superior ?
    2º - Porque é que um Vereador aceita tal ferramenta de trabalho para veículo ilegal de Convocatórias ? Cumprimentos. C.Alberto

    ResponderEliminar