sexta-feira, 19 de março de 2010

Os bens publicos ao serviço dos politicos e a necessidade de explicar aos contribuintes que os pagam de que modo são utilizados.

A proposito da polemica de hoje, no Parlamento Nacional, e da posição do seu presidente, Dr Jaima Gama, por acaso Socialista de longa data, sobre há, ou não, violação de privacidade quando se divulga aquilo que um politicom vê num computador do Estadado, pago com dinheiro dos contribuintes (clik no link - http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1523123&tag=Parlamento), recordei que em tempos solicitei que me fosse facultada a facturação detalhada dos telemóveis dos elementos da camara que nela estão a tempo inteiro.
Recordo que, a utilização de bens publicos para fins privados, consubstancia, em abstrato, um crime de peculato de uso.
Os aparelhos em causa forma comprados com  dinheiro publico e as suas constas são pagas com essse mesmo dinheiro.
Por interesse publico importa saber que utilização dos mesmos se faz- publica ou privada.
Lamentévelmente, foi recusado, pelo Senhor Presidente da Camara, divulgar publicamente a forma como esses telemoveis são utilizados. se para fins publicos ou privados.
Felizmente ainda há no PS que tenha a noção do que é um bem publico e o interesse publico em que se saiba como é que esse bem é utilizado.
Quem fala em telemoveis fala em automóveis e afins.
Não sendo esta matéria, quanto ao Municipio de Monção, um assunto encerrado, fica o registo da diferença de criterios.
Claro que, como diz o povo, quem não deve não teme.
Pelos vistos os Zé`s (do PS) não estão à vontade. Talves por isso queiram tanto esconder.
Bem haja

4 comentários:

  1. Ao estado a que chegou este país tudo é possível, a coberto das maiorias, andam por aí muitos Zés e Lelos que utilizam os bens públicos, que lhe estão emprestados temporariamente, no interesse público, para o exercicio das suas funções, como se tratassem de bens pessoais ou das suas empresas. Parece que estes maus hábitos se tornaram tão normais que os Zés e os Lelos tratam o Bem Público como coutada pessoal e ficam incomodados, quando alguém alerta para esta imoralidade, como foi o caso do Vereador Dr. Jorge Nande quando pediu facturas detalhadas do uso dos telemóveis do Presidente e Vereadores a tempo inteiro na Camara Municipal e lhe foram negados.
    Na verdade o descaramento é tanto, que levou o deputado da Nação do Partido Socialista Jose Lello a reclamar a normalizar o uso dos bens públicos, pagos por todos os contribuintes, como se tratassem de coutada pessoal.
    Bem Haja, Dr. Jorge Nande.
    O sentinela

    ResponderEliminar
  2. CARO VEREADOR, DR JORGE NANDE.
    COMO JÁ SE DEVE TER APERCEBIDO, SIGO COM MUITA ATENÇÃO E INTERESSE ESTE SEU BLOG, POR RECONHECER QUE SE TRATA DE FACTO DE UM ESPAÇO INFORMATIVO ABERTO E PARTIPADO, PERMITINDO AOS MONÇANENSES SABER O QUE SE PASSA E DE QUE FORMA ESTÁ A SER GERIDA A NOSSA CAMARA MUNICIPAL. COMO TAMBÉM, SERVE PARA ANALISAR O NÍVEL DE DESEMPENHO DE CADA UM DOS NOSSOS REPRESENTANTES NOS ORGÃOS ELEITOS.
    NESTE SENTIDO, E APESAR DO MUITO POUCO TEMPO DESTE MANDATO, COMO VEREADOR EM EXERCICIO DE FUNÇÕES, JÁ DEU PARA TER UMA IDEIA DA QUALIDADE DAS SUAS INTERVENÇÕES E DO TRABALHO DESENVOLVIDO EM DEFESA DOS INTERESSES DA NOSSA TERRA EM PARTICULAR, E DOS MONÇANENSES EM GERAL, QUE É SEM DÚVIDA NENHUMA MUITO MERITÓRIO, MERECENDO POR ISSO MESMO, SER REALÇADO APENAS COMO TRIBUTO DE UM MONÇANENSE RECONHECIDO AO SEU EXECELENTE DESEMPENHO COMO ÚNICO VEREADOR DA OPOSIÇÃO.
    TERMINO, AGRADECIDO PELA EXCELENTE OPORTUNIDADE QUE ESTE ESPAÇO NOS PERMITE TOMAR CONHECIMENTO SOBRE A GESTÃO MUNICIPAL, E AO MESMO TEMPO,PEÇO-LHE QUE CONTINUE A PASSAR AS ACTAS DAS REUNIÕES CAMARARIAS PARA O BLOG,JÁ QUE ATRAVÉS DA SUA LEITURA TOMAMOS CONHECIMENTO DO QUE SE VAI PASSANDO E QUAL O VERDADEIRO PAPEL E DESEMPENHO DE CADA UM DOS NOSSOS ELEITOS.
    BEM HAJA. E CONTINUE SEMPRE A DAR NOTICIAS COM A REGULARIDADE QUE LHE FOR POSSIVEL.
    O SENTINELA

    ResponderEliminar
  3. Dada a sistemática convergência de análise dos factos,
    será que o Comentador "Sentinela" e o "Sr. Vereador" são a mesma "Pessoa"?
    É que Um fala, ou escreve, neste caso, e o Outro bate sempre palmas!
    Não seria mais construtivo o debate aberto de ideias e não una mera colagem?

    ResponderEliminar
  4. caro anónimo das 15:07, o facto deste "comentador" bater palmas, como diz, ou estar em sitonia com o Vereador Dr. Jorge Nande, tem a ver com a leitura critica que faço a forma como os nossos reponsáveis gerem a Autarquia e os destinos de Monção e da sua população, em muitos casos ser coincidente. Não há, pois, nenhuma razão e qualquer outra interpretação, passa para o campo das hipotese e da intenção que cada um posso querer dar.
    Pelo que só posso aplaudir e reconhecer o excelente trabalho do vereador Dr.Jorge Nande, já que se tem pautado pela defesa da nossa terra, que todos nós ambicionamos cada vez melhor, mais desenvolvida, e capaz de garantir um futuro mais promissor aos monçanenses e a todos os seus residentes.
    A opinião deste humilde "opinador" vale o que vale, todavia, sou livre de dizer o que sinto e de ser justo com alguém cuja verticalidade, coragem, saber e competência, tem demonstrado neste dificil e contaminado percurso politico que tem vindo a trilhar.
    Aproveito para lhe lançar o convite para começar desde já a colabor na construção desse debate aberto de ideias, serão certamente muito bem vindas e precioso contributo para tornar este espaço muito mais rico.
    Conto consigo.Um Abraço.
    O Sentinela.

    ResponderEliminar